terça-feira, 12 de abril de 2011

Deus nos pedirá conta dessas almas.


Paz queridos amigos!
 Até este momento ainda estou  perplexo com os acontecimentos  desta quinta feira. Confesso que ao ver os pais daqueles adolescentes desesperados e aos gritos dentro do colégio, agonizei de dor e tristeza diante de tão terrível e abominável ato. Fiquei entristecido por vários fatos. É evidente que foram, principalmente, as atrocidades contra aqueles pequeninos, e a tristeza e comoção que atingiram, não somente o Rio de Janeiro, mas todo o País. Autoridades governamentais e policiais não puderam conter suas lágrimas, pois puderam ver nos rostinhos desfigurados daquelas crianças, seus próprios filhos, netos ou sobrinhos.  O fato que mais me choca, é que muitas pessoas, mesmo diante deste terrível massacre, não se comoveram ao ponto de abdicar de seus sonhos egoístas e preocupações pessoais, para chorarem com os que choram. Tem gente que, em sua opinião, acham que esse ocorrido foi realmente lamentável, mas a vida continua. “Vou cuidar dos meus”, dizem eles.  Agora falando a esse pessoal que esquenta banco de igreja, e só pensa em ir aos cultos para ouvir uma palavra que lhe garanta que estará protegido, próspero e cheio de saúde, e em alguns casos, doido para ouvir um “revelamento”, no linguajar achincalhado, de portas que serão abertas, ou da futura varoa ou varão.  Tem gente que nem se preocupou de, no mínimo, orar, interceder por estas vidas e famílias.  Isso vale para jovens, velhos, homens, mulheres e crianças.  Gente que só pensa no seu próprio umbigo.  “Tenho que ganhar dinheiro! Tenho que terminar minha faculdade! Tenho que ver meu namoro, meu casamento!” Leia o que o senhor  diz a respeito desses tais:
Em Mateus 25.35 nos deparamos com Jesus nos dizendo uma parábola que gerou alguma confusão, que Ele ainda complementa nos versos seguintes dizendo:
   
    “...   era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (v 35; 40) 
A primeira parte que citei de Mateus 25 é linda, mas a que vem a seguir é um pouco pesada!
 
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;  
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizeste, não o fizeste a mim.
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”
(v 41;46)


 Então se conclui que com esse tipo de vidinha egoísta que você está levando, com certeza você irá fazer a última parada de sua vida na estação do inferno. Não são as minhas palavras, mas as de Jesus. Se você pensar em me xingar ou amaldiçoar, saiba que é a ele que você estará dirigindo as suas palavras.
O que mais me preocupa, é que uma grande parte dos pregadores e pastores dos nossos dias, vivem a enfocar o evangelho da graça, difundido pelo servo do Senhor, o apóstolo Paulo. Pregam o perdão, o amor incondicional, as bênçãos e os favores da graça, mas eu não os vejo pregando sobre as obrigações que a nova aliança, ou, podemos dizer, a lei do amor, nos exorta e nos condiciona a termos a salvação somente se a obedecermos.  Até parece que estes pastores não o fazem por medo de serem coagidos pelos membros que abandonaram suas igrejas, e com isso a receita, a arrecadação vai diminuir, podendo causar muitos prejuízos à instituição. Ô, meu amigo! O prejuízo que você está sofrendo é bem maior do que você imagina, pois o déficit de sua conta espiritual já está no vermelho há muito tempo. Deus está a ponto de vomitá-los. Quer saber? Nem na arca de Noé Deus permitiu que fossem mais tripulantes do que o necessário. Foi um casal de cada espécie. Isso significa que na sua arca só tem que entrar quem Deus escolheu. E para aqueles que não gostam de ouvir a verdade da palavra sagrada, manda ir pastar!!! Que se danem!!! Pois nem o próprio Senhor, cheio de graça e amor, os poupará naquele grande e terrível dia. 
Há muitas coisas que a graça exige; do tipo:

Agora vamos analisar um outro aspecto de ordem espiritual.
EXORTAÇÕES À PERSEVERANÇA:
Se nós possuímos um imóvel, totalmente legalizado com escritura definitiva, devidamente registrada em cartório, certamente temos a posse desse imóvel e ninguém pode roubá-lo de nós. Podem até tentar roubar, mas os documentos nos garantem a posse. Esta é uma ilustração semelhante à salvação.
Perguntamos: é possível que venhamos a perder esse imóvel? Sim, é possível. Mas de que forma?
Uma das formas é negligenciarmos com nossas obrigações. Se não pagarmos os impostos regularmente, com certeza o governo irá tomá-lo de nossas mãos.
Outra maneira seria dá-lo como hipoteca e não pagarmos nossas dívidas. Também nesse caso perdemos o imóvel. Também existe a possibilidade de o abandonarmos ou doá-lo a alguém, ou seja, abrimos mão do imóvel porque não o queremos mais.
É exatamente a mesma coisa que acontece com a salvação. Embora pareça impossível, existem casos em que alguém que tenha caminhado lado a lado com Jesus, depois de algum tempo desista e não deseje mais nem sequer que se fale dEle.
Diante dessa afirmação, alguém poderá dizer que uma pessoa nestas condições, na verdade, nunca esteve salva. Mas, quem somos nós para julgar se alguém está ou não salvo? A bíblia nos garante que se alguém buscar a salvação em Jesus a recebe, e quem pode garantir que essa pessoa não possa depois negligenciar e abandonar a salvação?

Essa afirmação tem como base diversas exortações que encontramos na Palavra de Deus. Vamos citar algumas:

* 1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
O diabo não pode roubar nossa salvação, mas fica ao redor esperando uma oportunidade até que alguém lhe dê uma brecha para que ele possa trabalhar até a destruição.
* Apocalipse 2:5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Jesus manda essa mensagem para a igreja de Éfeso. Esta igreja havia abandonado a prática inicial das primeiras obras quando recebeu a salvação e agora está sendo alertada para se arrepender sob pena de perder a salvação.
* Apocalipse 2:11 - Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Esta é uma mensagem à igreja de Esmirna. Esta igreja não tinha defeitos, era perfeita, porém Jesus avisou que ela seria perseguida e sofreria afrontas, mas alertou que se ela falhasse na perseverança receberia o dano da segunda morte, ou seja, o inferno.
* Apocalipse 2:16 - Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Esta é a mensagem para a igreja de Pérgamo, uma igreja que tolerava atos de idolatria. A advertência é para que se arrependa, caso contrário seria destruída pela palavra de Jesus.
* Apocalipse 2:21-22 -E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
Tiatira é outra igreja que praticava a idolatria e Jesus alerta para o arrependimento sob pena de ser lançada no meio da tribulação.
Estamos analisando casos de igrejas que um dia estiveram com o certificado da salvação em mãos e que agora, devido a mudanças no comportamento, estão prestes a perder a salvação porque estão negligenciando a obediência à Palavra de Deus.
* Apocalipse 3:5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Sardes é outra igreja que estava decadente e recebeu uma exortação ao arrependimento. E nesse caso Jesus fala claramente que aquele que não se arrepender terá o seu nome riscado do livro da vida, portanto está claro que a salvação está em perigo, e dependendo da atitude tomada, poderá sem dúvida perder a salvação.

Observe que em todas as situações que estão sendo apresentadas, a perda da salvação depende exclusivamente da atitude do homem. Ninguém rouba a salvação se o homem não der essa chance. Portanto o homem não perde a salvação por ação de terceiros, mas pode perdê-la, negligenciando a Palavra de Deus.

* Apocalipse 3:11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Filadélfia é outra igreja perfeita e sem defeitos. Também para essa igreja Jesus adverte para que se cuide a fim de que ninguém lhe roube a coroa. Isto significa que mesmo essa igreja perfeita pode perder a coroa se não perseverar em sua santidade diante de Deus.

* Apocalipse 3:19-21
- Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
Laodicéia, uma igreja totalmente irregular, cheia de defeitos. Jesus está do lado de fora dessa igreja e está batendo na porta querendo entrar e se essa igreja lhe abrir a porta então poderá estar com Jesus no reino de Deus. Uma igreja onde Jesus está do lado de fora não pode estar salva.

Observe que TODAS as igrejas, SEM EXCEÇÃO, receberam um alerta para o arrependimento e/ou para a perseverança sob pena de perder a salvação. Se pelo menos UMA igreja não tivesse recebido essa exortação, então poderíamos dizer que somente essa única igreja estaria salva e todas as demais nunca teriam sido salvas.
OUTRAS EVIDÊNCIAS
Parábola das dez virgens.

* Mateus.25:11-12 - E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

Em Mateus 25, Jesus conta a parábola das dez virgens. Todas as dez representam a igreja, no entanto, cinco eram prudentes e estavam preparadas e vigilantes para a volta de Jesus. As outras cinco eram negligentes e não estavam preparadas. Quando o noivo chegou, essas cinco negligentes não entraram para as bodas e ficaram de fora, mesmo sendo participante da igreja como as cinco prudentes.

Apostasia:
Apostatar significa abandonar a fé inicialmente adotada. A Bíblia prevê essa possibilidade.

* Hebreus 6: 4-6 - Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério.

Este texto é claro, quando fala sobre a dificuldade ou impossibilidade de alguém que já tenha vivido as bênçãos da salvação, e depois recaído no pecado, de novamente voltar para a renovação do arrependimento.
Exemplo no velho Testamento

* Ezequiel 18:24-26 - Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, e fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá. Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Ouvi, agora, ó casa de Israel: Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos torcidos? Desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na sua iniqüidade que cometeu, morrerá.

Este texto dispensa comentários. O justo mencionado é aquele que, no Velho Testamento, é considerado salvo. Se este justo se desviar e começar a praticar a iniqüidade, então morrerá na sua iniqüidade, ou seja, já não terá mais a salvação.

* 1 Coríntios 10:12 - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.

Quem está em pé, está firme e consciente. É uma firmeza frágil e sujeita à queda, por isso o apóstolo Paulo alerta para a igreja de Corinto, para que todo aquele que julga estar firme, em pé, deve cuidar para não cair, pois existe esta possibilidade.
Atente bem para o seguinte:
Eu, um dia, recebi a Jesus como meu salvador, e desde então eu leio a bíblia, eu oro, eu freqüento a igreja, e me comporto de forma correta. Se eu lhe perguntar se estou salvo, certamente você responderá que sim, pois todas as evidências mostram que eu estou salvo.
Agora, suponha que eu pare de freqüentar a igreja assiduamente, e já não ore e nem leia a bíblia com freqüência, e também comece a praticar atos não recomendáveis que antes não praticava. Eu novamente lhe pergunto se estou salvo ou não. Possivelmente você responderia que não.
Então qual é a conclusão? Eu perdi a salvação? Alguém me roubou a salvação ou ela foi negligenciada? Eu continuo salvo mesmo vivendo longe do Senhor?
Alguém poderia dizer: "Então você nunca esteve salvo!" Mas lembre-se que na primeira pergunta a resposta certamente foi que eu estava salvo. Houve engano?
Se por acaso a possibilidade da perda da salvação não existisse, então a Bíblia não estaria repleta de exortações para a vigilância, para o arrependimento, para a perseverança, para a uma vida de santificação.
Bastaria receber a Jesus como salvador e continuar a nossa vida cotidiana sem a preocupação de uma obediência e submissão total e incondicional à Palavra de Deus.

Deus é longânime e misericordioso
Se alguém, que recebe Jesus como salvador, por algum motivo se desvia ou se distancia de Jesus, abandonando a igreja, e a obediência à Palavra de Deus, sempre será advertido e exortado a se arrepender e voltar para os caminhos de Jesus. Deus sempre oferece oportunidade para o arrependimento. É exatamente isso que vimos em todas as mensagens de Jesus às igrejas.
Se aquele que se desviou não voltar, certamente morrerá perdido, e não será por falta de oportunidade. Como já dissemos, Deus respeita o livre arbítrio do homem. Se ele decidir continuar no caminho da iniqüidade, jamais Deus irá forçá-lo a decidir o contrário.
Conclusão:
Está claro e evidente que a salvação é garantida por Jesus e é eterna. Ninguém perde a salvação por ação de terceiros, mas pode perder se simplesmente não se perseverar numa vida de santidade dentro da vontade de Deus. Quando compramos uma passagem de avião, temos garantido nosso embarque e nossa viagem, desde que não inutilizemos a passagem.

NINGUÉM PERDE A SALVAÇÃO ADQUIRIDA, PORÉM QUALQUER UM PODE DESISTIR DA SALVAÇÃO E PERDÊ-LA!
Aonde eu quero chegar com esse recado? Já faz algum tempo que eu tenho te importunado com amor para que você se dedique com mínimo de tempo que seja com a oração, e digo: com a oração coletiva, em unidade. Para isso eu iniciei seguindo a direção de Deus um ministério de oração e edificação que tem por objetivo convocar e instruir 300mil jovens a terem uma vida de santidade em oração. Não somente por questões de cunho pessoal, mas também de cunho coletivo e estratégico, ou seja, pela nação, pela igreja e pela sociedade. Todos os que têm um espírito jovial, podem se envolver nesta visão. Todos, em qualquer lugar do Brasil e do mundo. O que mais me irrita e choca, é o fato de eu estar os alertando pelos e-mails, pelas comunidades sociais, pelos ajuntamentos e pelo site www.300mil.com.br, e sabe o que acontece? Alguns poucos respondem ao convite.
Há uma pergunta que não quer calar! Será que se você estivesse orando e ensinando os seus filhos a orarem, esta tragédia e outras poderiam ser evitadas? Essa resposta você não vai ter nesta vida, mas a bíblia é repleta de exemplos que mostram que a oração pode frustrar os planos e os ardis de nosso adversário. Leia:
Ezequiel cap. 22.30: "Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei".
Atos 12: 5 - “Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a Igreja fazia contínua oração por ele a Deus. ”

Quem colocou Pedro na prisão? (O rei Herodes.) Quem estava orando por Pedro? (As pessoas da igreja.) Quem Deus enviou para libertar Pedro da prisão? (Um anjo.) O que aconteceu com as correntes de Pedro? (Caíram.) Para onde Pedro foi? (Para a casa onde as pessoas estavam orando.) O que vocês pensam sobre orar pelos nossos amigos da igreja?

As nossas orações poderiam evitar muitas coisas terríveis. Nesta mesma semana, eu conversava com um pastor amigo, que sentia em meu coração de levantar células de orações com crianças, pois percebi que satanás estava utilizando de uma forte estratégia contra as nossas crianças nos colégios, nos lares, na internet, etc. E logo nesta semana aconteceu essa barbárie. Se aquele jovem era ou não perturbado mentalmente, algo o instruiu e o lapidou para tal oficio. E esse dissimulador ainda continua o seu trabalho, a saber: O diabo. Pense nisso, o leão anda o nosso derredor procurando o momento certo e a permissão, a “brecha” para atacar.
Preciso de você no 300mil. Cadastre-se e junte-se a nós . www.300mil.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário